Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Honorários - dúvidas, discussões e soluções práticas

há 9 anos

Nobres colegas.

Abro este tópico para debater com os Senhores (as) o tema de honorários.

Pretendo alvejar sua área prática e mais dinâmica, fluência diária da remuneração obtida por muitos colegas iniciantes.

O alvo deste artigo não é os honorários advocatícios contratados com o cliente para promoção de ações, tão pouco dos sucumbenciais, mas aqueles que geralmente o advogado firma com outros colegas para execução de um ato, acompanhamento de uma audiência, ou seja, os honorários do advogado correspondente.

Não faz tempo, venho tentando receber amigavelmente duas diligências realizadas, porém o exito me desanima, sem mencionar que os preços ofertados enojam cada vez mais os poucos profissionais que prestam este tipo de serviço.

Como qualquer iniciante, acabo por cambalear frente a dúvida do procedimento correto para cobrar tais honorários.

Entende que não caberia execução por não ser título executivo.

Também entendo que não caberia monitória, visto que não há prova escrita firmada pelas partes, mas mero tratado por telefone e formalização da solicitação por e-mail, constando valores, dados do processo e diligência que deveria ser cumprida.

Por fim, mediante exclusão, acabei frente ao procedimento ordinário de cobrança e, tendo esta dúvida, achei interessante partilhar com os colegas, a fim de saber se algum dos operadores já teve problema análogo, se tomou alguma medida e se a medida foi exitosa.

Como observação final, levantei a possibilidade na OAB de abrir reclamação e, com isso o devedor ser chamado para responder processo disciplinar na OAB, atitude que tomarei antes de demandar judicialmente.

Por favor, encaminhem suas opiniões, dúvidas, soluções, acredito que debater com demais colegas é um ótimo meio de trocar experiências.

Abraços a todos.

  • Publicações1
  • Seguidores8
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações64
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/honorarios-duvidas-discussoes-e-solucoes-praticas/219240291

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)